A Revista Angolana de Ciências da Saúde como contributo para a investigação científica de Angola. Rev. Ang. de Ciênc. da Saúde. 2020 Jul – Dez; 1 (1): 6-11
OBJECTIVOS DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE (PNS) A PNS define objectivos aos níveis de impacto, de intervenção e de resultados discriminados em objectivosgerais específicos.
OBJECTIVO GERAL O objectivo geral da PNS é de estabelecer as orientações estratégicas conducentes à melhoria do estadode saúde e da qualidade de vida da população que permitirão alcançar a perspectiva de uma vida saudávelpara todos.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS Reestruturar e desenvolver o SNS, priorizando o acesso de toda a população aos cuidados primários desaúde; Reduzir a mortalidade materna e infantil bem como a morbilidade e mortalidade por doenças prioritárias;Promover e preservar um contexto geral e um meio ambiente propícios à saúde; Capacitar os indivíduos, asfamílias e as comunidades para a promoção e protecção da saúde.
CONSIDERAÇÕES FINAIS Face à descrição e à análise supra do Sistema de Saúde Angolano, parece ser possível constatar, queapesar do potencial detido, existe um vasto caminho a percorrer decorrente de um conjunto de fraquezas e deameaças (enunciadas na análise SWOT) que poderão questionar a sustentabilidade do actual sistema desaúde.Esta realidade é e foi igualmente observada noutros países e noutras realidades que não se reduziram aosector da saúde. De facto, a insustentabilidade económica e financeira do Estado, poderá questionar o sistemade saúde angolano, bem como as falhas de governo, que se traduzem numa incapacidade de resposta doEstado às expectativas criadas junto da população e constitucionalmente previstas. Tal, conduznecessariamente a repensar numa reforma estrutural do Sistema.O estado de saúde de uma população não depende somente do sistema de saúde, mas da conjugação devários factores, alguns dos quais relacionados com outros sistemas tal como da educação e do meio ambiente,entre outros. Como os processos das nações são melhor avaliados na melhoria do bem-estar das populaçõesque nas medições elaboradas com as transacções monetárias, é importante que com a implementação daPNS, o processo de desenvolvimento nacional procure conjugar, com a eficiência necessária, o binómio saúdee riqueza para uma vida saudável para todos os Angolanos.
11
RACSAÚDE – Revista Angolana de Ciências da Saúde. www.racsaude.com